Esta Basílica está localizada na Plaza de Sant Francesc, no centro histórico da cidade, próxima à Catedral de Palma.
Chama muito a nossa atenção o seu portal barroco. Por outro lado se comparamos o seu tamanho com outras igrejas de Mallorca, sem dúvidas, ela é esplêndida.
De acordo com a historia, a primeira pedra deste templo foi colocada em 1281 pelo então Rei Jaime II de Mallorca (1276-1311). Ele doou terrenos à Ordem dos Franciscanos. Neste lugar eles elegeram construir o seu convento.
Voltando um pouco mais no passado, para conquistar Mallorca em 1229, o Rei Jaime I de Aragão veio acompanhado por várias agremiações incluindo um pequeno grupo de franciscanos.
O que podemos admirar nos exteriores desta Basílica Menor e edificios anexos que compoêm este conjunto antes de visitar o seu interior?
Destaco que o prédio e a fachada anterior foram construidos, originalmente, em estilo gótico. Infelizmente, devido a uma forte tempestade em 1580, esta última e algumas capelas foram destruídas.
A atual fachada é barroca e foi idealizada por um importante arquiteto espanhol Francisco Herrera.O portal está dedicado à Nossa Senhora da Conceição que encontra-se no centro da porta principal do templo. A ambos lados da sua figura estão (à esquerda) Ramón Llull (1232-1316 Palma/Mar Mediterrâneo) e (à direita) John Duns Scoto (1266-1308 Duns/Colônia). Eles defenderam as ideias dos franciscanos através das suas filosofias de vida, atividades, estudos etc.
Acima destas esculturas podemos admirar a São Jorge com o seu cavalo atacando ao dragão. Debaixo de uma das patas do cavalo está o número 1700 - este foi o ano que terminaram a construção desta obra.
De acordo com relatos, tanto o Convento de San Francesc como a igreja foram lugares utilizados para cultos religiosos em homenagem a São Jorge. Desde o século XVI até o século XVIII aqui havia uma irmandade que era dedicada a este Santo. Ela desapareceu definitivamente em 1743.
A rosácea é de estilo gótico.
Bem no alto do edificio podemos visualizar a nichos vazios que possivelmente seriam ocupados por imagens. Um bonito relógio de sol encontra-se no centro do frontão triangular.
Finalmente, em cada lateral, situam-se mais duas estatuas, à esquerda está Santo Domingo e à direita, São Francisco.
Outra curiosidade: a parte esquerda da Basílica é mais larga que a da direita.
Em 1835 os monges franciscanos foram expulsos deste lugar, devido a uma lei espanhola, e os novos governadores o transformaram inclusive em prisão. A história é incrível….Em 1906, através da T.O.R. (Tercera Orden de los Franciscanos) voltaram as atividades religiosas
Bem na frente da Basilicia de San Francesc está uma estatua dedicada a São Junipero Serra (1713-1784), santo maiorquino nascido no povoado de Petra. Ele estudou no Convento de San Francesc. Com apenas 16 anos de idade, e o nome de Junípero, tornou-se frade. Entre 1740 e 1743 foi professor de filosofia neste convento. Ele fundou varias missões na Baixa California. À direita está a entrada para o claustro e pátio da Basílica. Nós estivemos ai e fizemos muitas fotos interessantes.
Estou ansiosa para seguir contando mais coisas interessantes sobre a Basílica Menor de Sant Francesc…nos vemos no próximo Eliana’s Blog! Palavra de Guia!
Muito obrigada por me dedicar estes minutos de leitura. Uli e eu queremos oferecer o melhor de Mallorca para você!
Abraços,
Eliana Pacifico
Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.
Meu Facebook e meu Instagram.
Kommentar schreiben