As paisagens e a localização deste povoado não poderiam ser melhores. Foi catalogado como “Bien de Interés Cultural” em Mallorca. Assim é Orient. Está localizado a quase uma hora de carro de Palma. Está pertinho da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011, o que facilita as caminhadas e o ciclismo.
Para chegar até lá você terá que pegar a estrada que vai da cidade de Bunyola a Alaró. É como se fosse uma serpentina. Cheia de voltas. Vale a pena, não desanime!
Orient pertence à Bunyola, tem menos de 30 habitantes e fazendas muito bonitas. A área verde supera todas as nossas expectativas. Este povoado está situado em um pequeno planalto entre o Penyal d'Honor, o Puig de Alaró e a Sierra de Alfabia, em uma das áreas mais férteis de Mallorca.
A maioria das casas são de pedra e do século XIV e XV. Estão situadas em umas ladeiras bem íngremes.

Se você é da turma que gosta de caminhar, prepare-se para ir até o Castelo de Alaró. Entre a ida e a volta serão necessárias umas 4 horas. Está muito bem sinalizado: Carretera Ma 2100 Bunyola-Alaró (km 18.150). Curta além das maravilhosas vistas a “Ruta de Pedra en Seco”. Esta rota, que é a cara de Mallorca, apresenta um trabalho artesanal feito pelo pedreiro maiorquino que talha pedra por pedra e depois vai encaixando uma na outra para compor um muro que servirá para delimitar terrenos ou separá-los da estrada. É uma bonita herança árabe.
Por certo, o Castillo de Alaró está situado no Puig de Alaró que tem uma altura de 822 metros acima do nível do mar.
    
Comece visitando a “Iglesia de Sant Jordi”. Está a 450 metros acima do nível do mar e é do século XVIII. Neste lugar, anteriormente, havia um oratório do século XIII. Com certeza você ficará encantado com os chamados “lavaderos públicos” - ponto de reunião da sociedade do passado quando não existiam as máquinas de lavar.


    

No endereço “Camino Castell 143” você encontrará o Restaurante Es Verger que é super famoso pelas comidas típicas maiorquinas incluindo o cordeiro feito com cerveja. Está aberto de terça-feira a domingo, de 07:30h às 20:00h, com estacionamento e terraço exterior. Ele é bastante rústico, e, até chegar lá, transita-se por uma estrada antiga e estreita, cheia de curvas em muitas partes, e os barrancos também fazem parte do cenário….prudência e muita atenção ao volante são necessárias .
Você verá ao chegar no topo da montanha as baías de Palma, Alcudia, uma parte da Serra de Tramuntana e a comarca do Pla de Mallorca. Incrível. Tome um bom tempo para curtir todo este espetáculo da natureza. Se quiser um cafezinho, dirija-se à cafeteria de um pequeno hotel - "La Hospederia” del Castillo de Alaró. Está aberto todo o ano.

Sobre a rota com bicicleta, destaco a Valle de Orient-Coll d’Honor. Demora-se uma hora para chegar até lá, aproximadamente. Vale a pena, mas as subidas são muito fortes. Se tiver fome ou sede existem bares e restaurantes no povoado. A descida é, possivelmente, umas das mais bonitas e apreciadas da Ilha.

    
E se você quiser hospedagem em um hotel de 5 estrelas, L’Hermitage é uma excelente opção. Somente 20 quartos com acesso a um Spa em um entorno nota 10! Também servem comidas maiorquina e internacional no restaurante do hotel. Está ao lado do Coll d'Orient.
    
    
Dalt Muntanya é um hotel de 3 estrelas - o chamado “Petit Hotel con encanto en Mallorca”, com o seu respectivo restaurante. Estão na Carretera Bunyola-Orient, quilômetro 10.
E a natureza, vez ou outra, surpreende-nos em Orient: Es Salt des Freu. Nas épocas de primavera e inverno, depois de dias de chuvas muito fortes, em Mallorca surgem certas fontes e cascatas. A água brota com muita força de lugares incríveis. Recomendo roupa adequada e botas. Existem lugares com barro e lama. O começo do trajeto é no quilômetro 8,5 da Carretera de Bunyola para Orient. Atenção porque você encontrará uma placa de madeira indicando “Santa Maria 2h 40 min”, mas, não se assuste. Você passará uns 25 minutos caminhando. Tente chegar bem cedinho, melhor sobre as 10h, porque depois o estacionamento que é feito na beirada da estrada, não será fácil. A primeira parte da rota é através de um caminho de pedra e com vistas à Serra de Alfabia. Você encontrará também um torrente, e, possivelmente terá que saltar umas pedras para poder cruzá-lo. No final do caminho localiza-se uma cascata de 7 metros de altura. Neste local e adjacências, através de empresas especializadas, as pessoas fazem rapel, tobogan, saltos, escaladas etc.
Que interessante é Orient ! Tenho certeza de que você ficará encantado depois de conhecê-lo.
Gostou da leitura? Achou interessante? Compartilhe com a família e amigos. Mallorca é paixão à primeira vista.
    
Até o próximo Elianas Blog.
Abraços de Mallorca.
Eliana Pacifico
Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.
Meu Facebook e meu Instagram.
www.eliana-guiamallorca.com Blog Feed
Can Prunera (Di, 07 Okt 2025)
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            Can Prunera
        
        
             
        
        
            O modernismo foi um movimento cultural e artístico dos finais do século XIX e principios do XX com uma forte presença na França, Bélgica,
            Catalunha. 
        
        
            Entre as  suas principais características destacamos ornamentações florais e vegetais, uso do ferro, vidros, formas curvas etc.
        
        
             
        
        
            Na cidade de Soller, situada no noroeste de Mallorca, no começo do século XX, muitos emigrantes retornaram à cidade depois de fazerem fortuna na França,
            Cuba ou República Dominicana. Esta nova classe burguesa trouxe ideias, materiais associados ao Art Noveau. Se dedicaram a construir prédios ou locais para poder assim expressar o seu novo
            estatus.
        
        
            Juan Magraner, sollerense, foi um empresario que dedicou-se á comercialização de cítricos principalmente com a França, e, decidiu construir a sua mansão
             utilizando a pedra caliza da cidade. A inauguração ocorreu em 1911.
        
        
            Hoje, neste espaço, encontramos o Museu Can Prunera. Uma autêntica obra de arte. Prunera era o apelido da familia proprietaria.
        
        
             
        
    
    
        
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            Todo o conjunto artístico, desde a fachada, os móveis (originais), vitrais e o jardim foram cuidadosamente organizados. Além do mais nos chama muito a
            atenção os solos de mosaico hidráulico em todo o interior do prédio. 
        
        
            Existem atividades para crianças, exposições temporais de arte e cultura, obras de Picasso, Miró, Toulouse-Lautrec, Tapiès e Miquel Barceló.
        
        
            Nos jardins de Can Prunera temos a oportunidade de descansar e apreciar algumas esculturas e a beleza do edificio.
        
    
    
        
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            Em 2026 planeje visitar Soller e Can Prunera com a sua Guia Oficial Eliana. Será uma experiência única organizada com todos os detalhes que você e a família
            merecem!
        
        
             
        
        
            Can Prunera
        
        
            Carrer Sa Lluna 86-90
        
        
            Soller
        
        
             
        
        
            Bem-vindos a Mallorca!
        
        
             
        
        
            Eliana Pacifico
        
        
            Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
        
    
    
        
        
    
    
        
            Enlaces
        
        
             
        
        
            Gaudi, leia aqui sobre este artista - https://www.eliana-guiamallorca.com/gaud%C3%AD-e-a-sua-influ%C3%AAncia/ - o criador do estilo modernista esteve
            trabalhando na Catedral de Mallorca nos começos do século XX convidado pelo Bispo Pere Campins para fazer uma restauração litúrgica neste espaço. Ao mesmo tempo a sua presença despertou o
            interesse de muitas pessoas no seu trabalho. 
        
        
            Em Palma, a capital de Mallorca, encontramos excelentes exemplos,  que foram temas do Eliana’s Blog:
        
        
             
        
    
    
        
            Gran Hotel - https://www.eliana-guiamallorca.com/gran-hotel-palma-pt/
        
        
            Can Casasayas - https://www.eliana-guiamallorca.com/2018/10/07/can-casasayas/
        
        
            A esquina mais fotografada de Palma - https://www.eliana-guiamallorca.com/esquina-mais-fotografada-portugu%C3%AAs/
        
    
>> mehr lesen
Mallorca no outono 2025 (Tue, 09 Sep 2025)
            
                Castelo de Bellver
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            Uma caminhada através da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011, é a outra grande pedida. É incrível ver os muros de pedra seca, as oliveiras,amendoeiras entre tantas coisas que fizeram com este espaço seja cada vez mais
        
        
            visitado.
        
    
    
        
            
            
                Banyalbufar
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            Uma caminhada através da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011, é a outra grande pedida. É incrível ver os muros de pedra seca, as oliveiras, amendoeiras entre tantas coisas que fizeram com este espaço seja cada vez mais
        
        
            visitado. As extensas rotas de cicloturismo que, a cada ano atraem a muitos ciclistas, são
            únicas e indescritíveis.
        
    
    
        
            
            
                Oliveiras
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
            
                Figos
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
            
                Torre Es Verger Banyalbufar
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            No outono eu gosto muito de me deslocar com os meus clientes para vilarejos encantadores como Fornalutx, Sóller, Valldemossa ou Deia, para que eles possam descubrir um ambiente enriquecedor com menos afluência de turistas. 
        
        
            A parte culinária, que na minha opinião traduz a cultura de um lugar, também merece toda a minha atenção : a paelha com um toque da Ilha, frito maiorquino, tumbet ou, para aquecer o ambiente, se faz falta, a tradicional “sopes mallorquínes”. Também é a época dos “buñuelos” deviento.
        
    
    
        
            
            
                Sobremunt-Esporlas Capilla
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
            
                Deià
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
            
                Paelha com frutos do mar
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            
            
                Paelha com frutos do mar
            
        
        
        
        
        
        
    
    
        
            Desde 2023 eu estou elaborando visitas guiadas às adegas de Mallorca. A degustação do vinho da Ilha faz parte da experiência outonal, no qual os meus clientes degustam os vinhos feitos com uvas nativas: Mantonegro, Callet e Moll. Vinho também é cultura e Mallorca possui mais de 70 adegas. Vale a pena aprender um pouco mais!
        
    
    
        
            Eu espero ter feito um bom roteiro de outono para você, amigos e familiares possam
        
        
            deleitar com o melhor de Mallorca.
        
        
            Através da minha assessoria turística elaborarei um roteiro a medida das suas expectativas .
        
        
            
            Aqui você poderá me explicar como quer curtir Mallorca: 
            
            https://www.eliana-guiamallorca.com/assessoramento-consulta/
        
        
            Eu garanto que utilizarei os meus 28 anos de experiência nesta Ilha para organizar a melhor
        
        
            rota!
        
        
             
        
        
            Bem-vindos a Mallorca.
        
        
             
        
        
            Eliana Pacifico
        
        
            Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
        
        
             
        
        
        
        
            Mallorca en otoño de 2025: planifica tu visita
        
        
             
        
    
>> mehr lesen


Kommentar schreiben