As paisagens e a localização deste povoado não poderiam ser melhores. Foi catalogado como “Bien de Interés Cultural” em Mallorca. Assim é Orient. Está localizado a quase uma hora de carro de Palma. Está pertinho da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011, o que facilita as caminhadas e o ciclismo.
Para chegar até lá você terá que pegar a estrada que vai da cidade de Bunyola a Alaró. É como se fosse uma serpentina. Cheia de voltas. Vale a pena, não desanime!
Orient pertence à Bunyola, tem menos de 30 habitantes e fazendas muito bonitas. A área verde supera todas as nossas expectativas. Este povoado está situado em um pequeno planalto entre o Penyal d'Honor, o Puig de Alaró e a Sierra de Alfabia, em uma das áreas mais férteis de Mallorca.
A maioria das casas são de pedra e do século XIV e XV. Estão situadas em umas ladeiras bem íngremes.
Se você é da turma que gosta de caminhar, prepare-se para ir até o Castelo de Alaró. Entre a ida e a volta serão necessárias umas 4 horas. Está muito bem sinalizado: Carretera Ma 2100 Bunyola-Alaró (km 18.150). Curta além das maravilhosas vistas a “Ruta de Pedra en Seco”. Esta rota, que é a cara de Mallorca, apresenta um trabalho artesanal feito pelo pedreiro maiorquino que talha pedra por pedra e depois vai encaixando uma na outra para compor um muro que servirá para delimitar terrenos ou separá-los da estrada. É uma bonita herança árabe.
Por certo, o Castillo de Alaró está situado no Puig de Alaró que tem uma altura de 822 metros acima do nível do mar.
Comece visitando a “Iglesia de Sant Jordi”. Está a 450 metros acima do nível do mar e é do século XVIII. Neste lugar, anteriormente, havia um oratório do século XIII. Com certeza você ficará encantado com os chamados “lavaderos públicos” - ponto de reunião da sociedade do passado quando não existiam as máquinas de lavar.
No endereço “Camino Castell 143” você encontrará o Restaurante Es Verger que é super famoso pelas comidas típicas maiorquinas incluindo o cordeiro feito com cerveja. Está aberto de terça-feira a domingo, de 07:30h às 20:00h, com estacionamento e terraço exterior. Ele é bastante rústico, e, até chegar lá, transita-se por uma estrada antiga e estreita, cheia de curvas em muitas partes, e os barrancos também fazem parte do cenário….prudência e muita atenção ao volante são necessárias .
Você verá ao chegar no topo da montanha as baías de Palma, Alcudia, uma parte da Serra de Tramuntana e a comarca do Pla de Mallorca. Incrível. Tome um bom tempo para curtir todo este espetáculo da natureza. Se quiser um cafezinho, dirija-se à cafeteria de um pequeno hotel - "La Hospederia” del Castillo de Alaró. Está aberto todo o ano.
Sobre a rota com bicicleta, destaco a Valle de Orient-Coll d’Honor. Demora-se uma hora para chegar até lá, aproximadamente. Vale a pena, mas as subidas são muito fortes. Se tiver fome ou sede existem bares e restaurantes no povoado. A descida é, possivelmente, umas das mais bonitas e apreciadas da Ilha.
E se você quiser hospedagem em um hotel de 5 estrelas, L’Hermitage é uma excelente opção. Somente 20 quartos com acesso a um Spa em um entorno nota 10! Também servem comidas maiorquina e internacional no restaurante do hotel. Está ao lado do Coll d'Orient.
Dalt Muntanya é um hotel de 3 estrelas - o chamado “Petit Hotel con encanto en Mallorca”, com o seu respectivo restaurante. Estão na Carretera Bunyola-Orient, quilômetro 10.
E a natureza, vez ou outra, surpreende-nos em Orient: Es Salt des Freu. Nas épocas de primavera e inverno, depois de dias de chuvas muito fortes, em Mallorca surgem certas fontes e cascatas. A água brota com muita força de lugares incríveis. Recomendo roupa adequada e botas. Existem lugares com barro e lama. O começo do trajeto é no quilômetro 8,5 da Carretera de Bunyola para Orient. Atenção porque você encontrará uma placa de madeira indicando “Santa Maria 2h 40 min”, mas, não se assuste. Você passará uns 25 minutos caminhando. Tente chegar bem cedinho, melhor sobre as 10h, porque depois o estacionamento que é feito na beirada da estrada, não será fácil. A primeira parte da rota é através de um caminho de pedra e com vistas à Serra de Alfabia. Você encontrará também um torrente, e, possivelmente terá que saltar umas pedras para poder cruzá-lo. No final do caminho localiza-se uma cascata de 7 metros de altura. Neste local e adjacências, através de empresas especializadas, as pessoas fazem rapel, tobogan, saltos, escaladas etc.
Que interessante é Orient ! Tenho certeza de que você ficará encantado depois de conhecê-lo.
Gostou da leitura? Achou interessante? Compartilhe com a família e amigos. Mallorca é paixão à primeira vista.
Até o próximo Elianas Blog.
Abraços de Mallorca.
Eliana Pacifico
Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.
Meu Facebook e meu Instagram.
www.eliana-guiamallorca.com Blog Feed
A Paelha (Fr, 24 Jan 2025)Paelha: uma viagem culinaria à essência de Espanha Bem-vindos ao nosso blog! A Paelha é um dos pratos da cozinha espanhola mais conhecidos a nivel mundial. Este País possui um alto nível gastronômico porque é muito rico em frutos do mar, carnes, verduras e vegetais que são combinados de uma maneira muito harmoniosa em diversos pratos. A Paelha ou, segundo a minha opinião, o Manjar dos Deuses originou-se na Comunidade Valenciana. Os camponeses deste lugar, desde o século XV, utilizavam ingredientes locais para preparar comidas substanciosas. Este nome significa frigideira (sartén em espanhol). Os seus principais ingredientes são: arroz, azeite de oliva, verduras, carne (geralmente frango e coelho) e açafrão, sendo que este último, proporciona-lhe uma cor dourada. Os cozinheiros espanhois, com a evolução dos tempos, foram ampliando as variedades: paelha de mariscos, mixta, verduras etc. Preparar este prato, sem dúvidas, envolve arte, paciência e muita precisão entre outras coisas. Estes elementos fizeram com que Guillermo Bermel, valenciano, se dedicasse à cozinha. Desde muito jovem ajudava a sua mãe na cozinha. Isto fez com que o seu amor pela Paelha se tornasse evidente e verdadeiro. Eu tive a oportunidade de conhecer este profissional em um evento em Mallorca. Foi incrível admirar a sua habilidade para fazer uma das melhores paelhas que eu já provei na minha vida. Ele me explicou que durante o seu processo de aprendizagem acumulou muita experiência porque começou a criar a Paelha desde zero e, os seus familiares e amigos, eram os responsáveis pelas avaliações. Os resultados, depois de analisados, sempre foram positivos. Guilhermo decidiu criar o seu próprio negocio: Paella Lover no qual a paelha de mariscos é a mais pedida. Ele utiliza sempre produtos frescos. As pessoas que são vegetarianas ou veganas também poderão degustar paelha. Elas são feitas com muito criterio para atender a este público em particular. Nosso profissional também elabora a paelha maiorquina, ou seja, com carne e peixe. Guillermo adora comer churrasco, camarão e comida tailandesa. Ele tem muito bom humor e me contou uma historia muito divertida….um amigo convidou-lhe para que ele fizesse uma paelha valenciana. De acordo com o amigo, ele deveria levar os melhores ingredientes. Estes foram comprados cuidadosamente. Quando estava tudo preparado e faltava somente colocar o arroz….a grande surpresa é que ele tinha esquecido de comprá-lo! Coisas que acontecem e que, com certeza, nunca com os clientes. Você quer participar de um exclusivo curso de Paelhas e descobrir todos os seus segredos? Elaborar um programa especial para a sua familia e amigos curtirem um momento culinario especial? Não se preocupe. Eliana e a sua equipe se encarregarão de prepará-lo. Informações em: info@eliana-guia.com Obrigada pela presença. Bem-vindos a Mallorca.
>> mehr lesen
As Grutas do Drach (Fri, 17 Jan 2025)
As Grutas do Drach: Uma Viagem Histórica Localizadas em Porto Cristo, as Grutas do Drach são um dos mais impressionantes sistemas de cavernas do mundo, com uma rica história que remonta ao período Mioceno. Este período geológico, que se estendeu de aproximadamente 23 milhões a 5 milhões de anos atrás, foi crucial para a formação do que hoje conhecemos como este espaço. As cavernas foram inicialmente descobertas em 1338 por um grupo de monjes que se aventuraram em seu interior. Contudo, foi apenas no século XIX que começaram a ser exploradas de maneira sistemática. Um dos nomes mais importantes associados a essas cavernas é o do espeleólogo francês Eduardo Martel. No início do século XX, Martel foi responsável por explorar e mapear Drach, revelando não apenas sua beleza natural, mas também suas características geológicas únicas. Eduardo Martell Este sistema é composto por quatro grandes cavidades, cada uma oferecendo uma experiência única e fascinante aos visitantes. Entre elas, destaca-se o Lago Martel, um dos maiores lagos subterrâneos do mundo, com cerca de 177 metros de comprimento. A sua iluminação suave reflete-se nas águas cristalinas, criando um espetáculo visual inesquecível. As formações rochosas nas cavernas, esculpidas ao longo de milênios pela ação da água, revelam camadas de calcário que datam do Mioceno, transportando os visitantes a um passado remoto. As estalactites e estalagmites, com suas formas variadas e surpreendentes, contam a história da terra e do tempo. A importância destas Grutas não se limita apenas à sua beleza estética. Elas são um testemunho da evolução geológica da região e ao mesmo tempo abrigam um ecossistema único, com várias espécies endêmicas de fauna e flora adaptadas ao ambiente subterrâneo. Assim que Drach não são apenas um destino turístico popular, mas também um local de significância histórica e científica, que continua a fascinar estudiosos, naturalistas e visitantes de todo o mundo. A combinação de geologia, história e beleza natural faz destas cavernas um verdadeiro tesouro oculto da natureza. Você quer conhecê-la? Não se preocupe porque Eliana e a sua equipe te proporcionarão esta oportunidade : transporte, ingresso e todo o conforto para que esta experiência seja única. Contato: info@eliana-guia.com. Bem-vindos a Maiorca! Eliana Pacifico Guía Oficial de Turismo em Baleares
>> mehr lesen
Kommentar schreiben