Orient, um dos povoados mais bonitos de Mallorca - o que ver e fazer

As paisagens e a localização deste povoado não poderiam ser melhores. Foi catalogado como “Bien de Interés Cultural” em Mallorca. Assim é Orient. Está localizado a quase uma hora de carro de Palma. Está pertinho da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011, o que facilita as caminhadas e o ciclismo.

Para chegar até lá você terá que pegar a estrada que vai da cidade de Bunyola a Alaró. É como se fosse uma serpentina. Cheia de voltas. Vale a pena, não desanime!

Orient pertence à Bunyola, tem menos de 30 habitantes e fazendas muito bonitas. A área verde supera todas as nossas expectativas. Este povoado está situado em um  pequeno planalto entre o Penyal d'Honor,  o Puig de Alaró e a Sierra de Alfabia, em uma das áreas  mais férteis de Mallorca. 

A maioria das casas são de pedra e do século XIV e XV. Estão situadas em umas ladeiras bem íngremes. 

Coll de Honor. 810 m
Coll de Honor. 810 m

Se você é da turma que gosta de caminhar, prepare-se para ir até o Castelo de Alaró. Entre a ida e a volta serão necessárias umas 4 horas. Está muito bem sinalizado: Carretera Ma 2100 Bunyola-Alaró (km 18.150). Curta além das maravilhosas vistas a “Ruta de Pedra en Seco”. Esta rota, que é a cara de Mallorca, apresenta um trabalho artesanal feito pelo pedreiro maiorquino que talha pedra por pedra e depois vai encaixando uma na outra para compor um muro que servirá para delimitar terrenos ou separá-los da estrada. É uma bonita herança árabe.

Por certo, o Castillo de Alaró está situado no Puig de Alaró que tem uma altura de 822 metros acima do nível do mar.

Comece visitando a “Iglesia de Sant Jordi”. Está a 450 metros acima do nível do mar e é do século XVIII. Neste lugar, anteriormente, havia um oratório do século XIII. Com certeza você ficará encantado com os chamados “lavaderos públicos” - ponto de reunião da sociedade do passado quando não existiam as máquinas de lavar.

Iglesia de Sant Jordi
Iglesia de Sant Jordi
Antiga escola
Antiga escola
Restaurante Mandala, direito.
Restaurante Mandala, direito.

No endereço “Camino Castell 143” você encontrará o Restaurante Es Verger que é super famoso pelas comidas típicas maiorquinas incluindo o cordeiro feito com cerveja. Está aberto de terça-feira a domingo, de 07:30h às 20:00h, com estacionamento e terraço exterior. Ele é bastante rústico, e, até chegar lá, transita-se por uma estrada antiga e estreita, cheia de curvas em muitas partes, e os barrancos também fazem parte do cenário….prudência e muita atenção ao volante são necessárias .

Você verá ao chegar no topo da montanha as baías de Palma, Alcudia, uma parte da Serra de Tramuntana e a comarca do Pla de Mallorca. Incrível. Tome um bom tempo para curtir todo este espetáculo da natureza. Se quiser um cafezinho, dirija-se à cafeteria de um pequeno hotel - "La Hospederia” del Castillo de Alaró. Está aberto todo o ano.

Puig de Alaró. 822 m
Puig de Alaró. 822 m

 

Sobre a rota com bicicleta, destaco a Valle de Orient-Coll d’Honor. Demora-se uma hora para chegar até lá, aproximadamente. Vale a pena, mas as subidas são muito fortes. Se tiver fome ou sede existem bares e restaurantes no povoado. A descida é, possivelmente, umas das mais bonitas e apreciadas da Ilha. 

Restaurante Es Verger
Restaurante Es Verger

E se você quiser hospedagem em um hotel de 5 estrelas, L’Hermitage é uma excelente opção. Somente 20 quartos com acesso a um Spa em um entorno nota 10! Também servem comidas maiorquina e internacional no restaurante do hotel. Está ao lado do Coll d'Orient.

Dalt Muntanya é um hotel de 3 estrelas - o chamado “Petit Hotel con encanto en Mallorca”, com o seu respectivo restaurante. Estão na Carretera Bunyola-Orient, quilômetro 10.

E a natureza, vez ou outra, surpreende-nos em Orient: Es Salt des Freu. Nas épocas de primavera e inverno, depois de dias de chuvas muito fortes, em Mallorca surgem certas fontes e cascatas. A água brota com muita força de lugares incríveis. Recomendo roupa adequada e botas. Existem lugares com barro e lama. O começo do trajeto é no quilômetro 8,5 da Carretera de Bunyola para Orient. Atenção porque você encontrará uma placa de madeira indicando “Santa Maria 2h 40 min”,  mas, não se assuste. Você passará uns 25 minutos caminhando. Tente chegar bem cedinho, melhor sobre as 10h, porque depois o estacionamento que é feito na beirada da estrada, não será fácil. A primeira parte da rota é através de um caminho de pedra e com vistas à Serra de Alfabia. Você encontrará também um torrente, e, possivelmente terá que saltar umas pedras para poder cruzá-lo. No final do caminho localiza-se uma cascata de 7 metros de altura. Neste local e adjacências, através de empresas especializadas, as pessoas fazem rapel, tobogan, saltos, escaladas etc.

 

Que interessante é Orient ! Tenho certeza de que você ficará encantado depois de conhecê-lo. 

Gostou da leitura? Achou interessante? Compartilhe com a família e amigos. Mallorca é paixão à primeira vista.

Até o próximo Elianas Blog.

Abraços de Mallorca.

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

Meu Facebook e meu Instagram.

www.eliana-guiamallorca.com Blog Feed

Raixa (So, 21 Jan 2024)
Raixa é uma fazenda maiorquina (possessió) que localiza-se em Bunyola aos pés da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011. A sua extensão é de 54 hectáreas incluindo a casa e os jardins. O seu nome inicial foi Araixa que significa umbria ou lugar fresco.  Este lugar já existia na época que os árabes dominaram a Ilha (903-1229). Raixa pertenceu a varias famílias nobres de Mallorca, mas, foi na época do Cardeal Antônio Despuig (1745-1813) que este lugar viveu o seu momento de esplendor ao ser transformado em uma vila italiana com muitos elementos neoclássicos A casa é enorme e contêm um acervo sobre os municípios que fazem parte da Serra de Tramuntan "Centro de Interpretación y visitantes de Raixa-Serra de Tramuntana.” Em uma das salas existe um enorme mapa de Mallorca com todas as “possessions” da Ilha. As vistas desde a loggia para os jardins e a montanha são impressionantes. Além da ilustração da casa do cardeal nos deparamos também com representação do muro de  pedra seca “Pedra en Sec” Alredor do edificio encontram-se um amplo pátio, uma capela, a almazara (onde se produzia o aceite de oliva) bem como os alojamentos dos proprietários e os seus empregados. Outra visita que merece a pena é a do mirador de estilo neoárabe composto por janelas com vidros de muitas cores e, de onde, você poderá desfrutar de vistas espetaculares. No exterior estão: O Jardim dos Laranjos, o Jardim da Galeria e, na parte superior da casa encontra-se uma escadaria monumental dedicada ao Deus Apolo. No caminho em direção à parte posterior de Raixa existe uma gruta artificial criada a partir de outras grutas da ilha.  Perto deste espaço existem dois estanques sendo que um têm 98 metros de comprimento, 18 metros de largura e 7 metros de profundidad. Ele foi construído em 1753. Está cheio de carpas. Existem lugares para sentar e desfrutar da natureza. Outro  dado importante sobre Raixa: em 1982 ela foi usada como cenário de filmes de renome, ou seja, Bearn o la Casa de Muñecas e Muerte bajo el sol, sendo que este último baseado em um livro de Agatha Christie. Raixa: Carretera Ma-11 de Palma a Soller, Km 12,2 Bunyola Horario de funcionamento: de terça-feira a sábado - 10:00 hs a 15:00 hs Domingo e Segunda-feira: fechado. Entrada grátis.   Espero que você tenha desfrutado deste blog e das fotos de Uli Fuchs sobre Raixa.   Eu estou em Instagram como Eliana_guiamallorca.    Abraços de Mallorca, Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares  
>> mehr lesen

A feira de Santa Maria (Sun, 26 Nov 2023)
A localidade de Santa Maria encontra-se a uns 30 quilômetros em carro de Palma indo pela autopista Ma-13. É conhecido como o lugar onde os ciclistas que estão visitando Mallorca param para tomar um café ou talvez uma Coca-Cola. A partir desse vilarejo, as vistas da Serra de Tramuntana são perfeitas. Santa Maria é uma das pioneiras na produção de vinho em Maiorca. Antes de chegar a esse povoado, você encontrará vinhedos, amendoeiras e oliveiras e inúmeras casas de pedra.  A população é de aproximadamente  7.400 habitantes. O vilarejo é muito tranquilo durante a semana, mas aos domingos as coisas mudam. Entre as 8h e as 13h, moradores, compradores e visitantes se dirigem à Plaza Nova para comprar produtos no tradicional mercado de rua. Esse é, sem dúvida, um dos mercados mais famosos de Mallorca. O que pode ser encontrado nas diferentes barracas do mercado?  Frutas, legumes, salsichas, queijos, flores, artesanato, roupas e até mesmo uma seção de pássaros. Há também produtos orgânicos. Há áreas para as crianças brincarem, banheiros públicos, bem como os tradicionais bares e restaurantes. Recomendo que você vá o mais cedo possível para encontrar estacionamento.  Reserve um tempo para visitar a Igreja de Santa Maria, sua santa padroeira, cuja construção começou no século XVIII. A torre do sino da igreja pode ser vista da Plaza Nova. Instagram Espero que você tenha gostado desse novo blog de Eliana Mallorca e das belas fotos de Uli Fuchs. Visite o Instagram - estou nessa rede social como Eliana_guiamallorca. Você pode encontrar informações sobre essa ilha fantástica em info@eliana-guia.com.  Até a próxima!   Abraços de Mallorca Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
>> mehr lesen

Kommentar schreiben

Kommentare: 0