Orient, um dos povoados mais bonitos de Mallorca - o que ver e fazer

As paisagens e a localização deste povoado não poderiam ser melhores. Foi catalogado como “Bien de Interés Cultural” em Mallorca. Assim é Orient. Está localizado a quase uma hora de carro de Palma. Está pertinho da Serra de Tramuntana, Patrimônio da Humanidade desde 2011, o que facilita as caminhadas e o ciclismo.

Para chegar até lá você terá que pegar a estrada que vai da cidade de Bunyola a Alaró. É como se fosse uma serpentina. Cheia de voltas. Vale a pena, não desanime!

Orient pertence à Bunyola, tem menos de 30 habitantes e fazendas muito bonitas. A área verde supera todas as nossas expectativas. Este povoado está situado em um  pequeno planalto entre o Penyal d'Honor,  o Puig de Alaró e a Sierra de Alfabia, em uma das áreas  mais férteis de Mallorca. 

A maioria das casas são de pedra e do século XIV e XV. Estão situadas em umas ladeiras bem íngremes. 

Coll de Honor. 810 m
Coll de Honor. 810 m

Se você é da turma que gosta de caminhar, prepare-se para ir até o Castelo de Alaró. Entre a ida e a volta serão necessárias umas 4 horas. Está muito bem sinalizado: Carretera Ma 2100 Bunyola-Alaró (km 18.150). Curta além das maravilhosas vistas a “Ruta de Pedra en Seco”. Esta rota, que é a cara de Mallorca, apresenta um trabalho artesanal feito pelo pedreiro maiorquino que talha pedra por pedra e depois vai encaixando uma na outra para compor um muro que servirá para delimitar terrenos ou separá-los da estrada. É uma bonita herança árabe.

Por certo, o Castillo de Alaró está situado no Puig de Alaró que tem uma altura de 822 metros acima do nível do mar.

Comece visitando a “Iglesia de Sant Jordi”. Está a 450 metros acima do nível do mar e é do século XVIII. Neste lugar, anteriormente, havia um oratório do século XIII. Com certeza você ficará encantado com os chamados “lavaderos públicos” - ponto de reunião da sociedade do passado quando não existiam as máquinas de lavar.

Iglesia de Sant Jordi
Iglesia de Sant Jordi
Antiga escola
Antiga escola
Restaurante Mandala, direito.
Restaurante Mandala, direito.

No endereço “Camino Castell 143” você encontrará o Restaurante Es Verger que é super famoso pelas comidas típicas maiorquinas incluindo o cordeiro feito com cerveja. Está aberto de terça-feira a domingo, de 07:30h às 20:00h, com estacionamento e terraço exterior. Ele é bastante rústico, e, até chegar lá, transita-se por uma estrada antiga e estreita, cheia de curvas em muitas partes, e os barrancos também fazem parte do cenário….prudência e muita atenção ao volante são necessárias .

Você verá ao chegar no topo da montanha as baías de Palma, Alcudia, uma parte da Serra de Tramuntana e a comarca do Pla de Mallorca. Incrível. Tome um bom tempo para curtir todo este espetáculo da natureza. Se quiser um cafezinho, dirija-se à cafeteria de um pequeno hotel - "La Hospederia” del Castillo de Alaró. Está aberto todo o ano.

Puig de Alaró. 822 m
Puig de Alaró. 822 m

 

Sobre a rota com bicicleta, destaco a Valle de Orient-Coll d’Honor. Demora-se uma hora para chegar até lá, aproximadamente. Vale a pena, mas as subidas são muito fortes. Se tiver fome ou sede existem bares e restaurantes no povoado. A descida é, possivelmente, umas das mais bonitas e apreciadas da Ilha. 

Restaurante Es Verger
Restaurante Es Verger

E se você quiser hospedagem em um hotel de 5 estrelas, L’Hermitage é uma excelente opção. Somente 20 quartos com acesso a um Spa em um entorno nota 10! Também servem comidas maiorquina e internacional no restaurante do hotel. Está ao lado do Coll d'Orient.

Dalt Muntanya é um hotel de 3 estrelas - o chamado “Petit Hotel con encanto en Mallorca”, com o seu respectivo restaurante. Estão na Carretera Bunyola-Orient, quilômetro 10.

E a natureza, vez ou outra, surpreende-nos em Orient: Es Salt des Freu. Nas épocas de primavera e inverno, depois de dias de chuvas muito fortes, em Mallorca surgem certas fontes e cascatas. A água brota com muita força de lugares incríveis. Recomendo roupa adequada e botas. Existem lugares com barro e lama. O começo do trajeto é no quilômetro 8,5 da Carretera de Bunyola para Orient. Atenção porque você encontrará uma placa de madeira indicando “Santa Maria 2h 40 min”,  mas, não se assuste. Você passará uns 25 minutos caminhando. Tente chegar bem cedinho, melhor sobre as 10h, porque depois o estacionamento que é feito na beirada da estrada, não será fácil. A primeira parte da rota é através de um caminho de pedra e com vistas à Serra de Alfabia. Você encontrará também um torrente, e, possivelmente terá que saltar umas pedras para poder cruzá-lo. No final do caminho localiza-se uma cascata de 7 metros de altura. Neste local e adjacências, através de empresas especializadas, as pessoas fazem rapel, tobogan, saltos, escaladas etc.

 

Que interessante é Orient ! Tenho certeza de que você ficará encantado depois de conhecê-lo. 

Gostou da leitura? Achou interessante? Compartilhe com a família e amigos. Mallorca é paixão à primeira vista.

Até o próximo Elianas Blog.

Abraços de Mallorca.

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

Meu Facebook e meu Instagram.

www.eliana-guiamallorca.com Blog Feed

Joan Miró. Esculturas La Lonja (Fr, 22 Aug 2025)
Joan Miró nasceu em Barcelona em 1893. Em 1929 casou-se com Pilar Juncosa, de Maiorca. Estabeleceram a sua residência entre Paris, Tarragona e Maiorca. Durante a sua vida, este artista dedicou-se ao trabalho como ceramista, escultor, pintor e gravador. O lugar onde viveu com sua família em Palma de 1956 a 1983 foi encontrado em Cala Mayor, e é onde hoje foi encontrado a Fundação Joan Miró. Este espaço está dividido em três edifícios que podem ser visitados: - Taller Sert: criado por seu amigo Josep Lluis Sert (1902-1983), época em que Miró pintava seus quadros. - Taller Son Bonet: uma quinta maiorquina do século XVIII, uma "possessão", onde se encontram grafites originais do artista em algumas paredes que correspondiam às suas obras em bronze. - Edifício Moneo: projetado pelo arquiteto Rafael Moneo (1937-Tudela), aqui se encontram obras de Miró e outros artistas contemporâneos. Junto a este edifício encontra-se o Jardín de las Esculturas e uma cafetaria.   No dia 12 de agosto, os guias oficiais foram recebidos por Joan Punyet Miró, neto do artista, na La Lonja de Palma para uma conferência sobre as obras e o processo criativo deste artista. Segundo ele, entre 1940 e 1980, Miró realizou 400 esculturas em bronze e 400 cerâmicas. As obras foram realizadas em fundições na França, Espanha e Itália.  A primeira obra, Oiseau Lunaire, de 1940, simboliza o pássaro que vive na lua. Pesa cerca de 500 quilos e, juntamente com Oiseau Solaire, são as mais importantes. Todas as obras expostas neste recinto são brilhantes porque nos mostram como é o mundo da noite. Ele acrescentou que o seu avô sempre esteve em contacto com a evolução das formas. Era considerado um anti-escultor e o seu desejo era interpretar as suas obras a partir dos seus sonhos.  O poeta francês André Bretón (1896-1966) dizia que Miró era o artista mais surrealista de todos os tempos porque este imaginário era típico apenas de uma pessoa com tanta criatividade. Grand Maternité Grand Maternité Depois de apreciar Joan Miró, proponho um momento de relaxamento à beira-mar. O mar Mediterrâneo tem um encanto especial. Espero que aprecie este percurso para conhecer melhor a cidade de Palma. Tenho a certeza de que vai adorar esta experiência! https://www.elianas-espanol-mallorcablog.com/los-miradores-de-palma/  Bem-vindos a Maiorca!   Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
>> mehr lesen

Os Miradouros da cidade de Palma (Thu, 24 Jul 2025)
Bahia de Palma desde la muralla bajo de la Catedral Bahia de Palma desde la muralla bajo de la Catedral Miradouro da Catedral de Mallorca - Parc de la Mar - justo em frente da Catedral - admire o Parc de La Mar e o Mar Mediterrâneo. Perfeito para curtir o entardecer na cidade. Vista del Baluard Vista del Baluard Miradouro de Es Baluard  - no Paseo Sagrera - é ideal para passear e ter umas vistas espetaculares sobre o porto da cidade. Neste lugar situa-se o Museu de Arte Contemporânea Es Baluard. Você poderá admirar também a Catedral e o Palácio de la Almudaina. Existem bares e restaurantes bem próximos e o bairro de Santa Catalina : https://www.eliana-guiamallorca.com/2019/02/17/passeando-pelo-bairro-de-santa-catalina-em-palma-o-que-ver/ Castelo de Bellver - Este fantástico lugar está situado a mais de 100 metros acima do nivel do mar. É o único castelo redondo da Espanha. Desde aqui você curtirá a Bahia e a cidade de Palma além da Serra de Tramuntana. Ele tem uma vista panorâmica de 360 graus. Este edificio do século XIV foi tema do Eliana’s Blog: https://www.eliana-guiamallorca.com/2018/06/15/o-castelo-de-bellver-o-que-ver-neste-bonito-lugar/ Playa de Ciutat Jardin Playa de Ciutat Jardin Depois de disfrutar destes miradores, eu  proponho um momento de relax junto ao mar. O Mar Mediterrâneo tem um encanto particular. Eu espero que curta este roteiro para poder conhecer melhor a cidade de Palma. Eu estou segura que você vai adorar viver esta experiência!   Bem-vindos a Mallorca!   Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares  
>> mehr lesen

Kommentar schreiben

Kommentare: 0