O Museu da Catedral de Mallorca

O Museu da Catedral têm 3 salas que encontram-se no interior deste recinto. Está composto por artes sacras, pinturas medievais, reliquias e peças de ourivesaria.
O acesso a este lugar é feito através da Casa de L’Almoina que está ao lado da torre sineira. Neste vestíbulo, no passado, davam-se esmolas aos pobres e doentes.
A primeira sala - Sacristia dels Vermells foi construída no começo do século XIV e localiza - se na parte de baixo da torre do sino. Este nome originou-se graças aos meninos cantores que se vestiam aqui com as suas capas vermelhas. 
Aqui estão: o original da Virgem do Mirador  (leia aqui sobre os Portais da Catedral) - atribuída a  Guillem Sagrera - escultor e arquiteto maiorquino (1380-1456) - que também foi o responsável  pela construção de La Lonja.
A Custodia Mayor - obra de Josep Nicolau e Joaquin Benin entre os séculos XVI e XIX. Foram usadas madeira no corpo central e prata dourada no seu exterior. Está decorada com brilhantes. Outro objeto muito importante é o altar portátil feito em prata que pertenceu ao Rei Jaime I de Aragão, o conquistador de Mallorca. Dentro do mesmo existem pequenos relicários (sem foto).
A Sala Capitular Gótica está dedicada basicamente à pintura medieval: 
Retábulo dedicado a Santa Eulália de Mérida - obra de Joan Loret (1335). Retábulo de São Sebastião - Alonso de Sedano (1486).
Pinturas dedicadas à Virgem do Manto e ao Calvário (século XV) (sem fotos).
No centro desta sala está a sepultura de Gil Sanchez Muñoz y Carbón (1370, Teruel-1447, Mallorca) que era o Antipapa Clemente VIII. 
Ele foi um dos bispos de Maiorca e, no teto, de acordo com a sua vontade, está o seu chapéu decorando o recinto.
A terceira e última sala é a Capitular Barroca. Ela foi inaugurada em 1701. O seu formato é elíptico e a sua abóboda é muito decorada.
Aqui encontraremos:
Dois Crucifixos feitos com marfim e que foram doados pelo canônigo Castillo no século XVIII.
Dois exuberantes castiçais de prata feitos por Joan Roig e Joan Matons no século XVIII na Catalunha. Cada um pesa uns 248 quilos em prata e foram feitos entre 1703 e 1718. Estão compostos por leões e anjos.

O relicario da Vera Cruz (século XVI).

Além destes tesouros o visitante verá uma maquete de um braço no qual foi inserido um osso que pertence a São Sebastião, padroeiro de Palma.
O relicário de São Pedro feito em prata é considerado uma das obras mais importantes da Catedral. Ele está em uma posição forçada e de lado. É Sant Pere Corbat. De acordo com uma lenda ele ia em uma procissão e quase sofreu um acidente. Para ser evitar ser atingido por um pedaço de um balcão, ele curvou-se milagrosamente. Incrível!
Catedral de Mallorca
Plaza de la Almoina s/n
 
Horários:
De segunda-feira a sexta-feira : 10 hs a 17:15 hs
Sábado: 10 hs a 14:15 hs
Domingo: fechado.
 
Muito obrigada pela presença. Se curtiu, por favor, compartilhe este texto. 
Mallorca é uma Ilha fantástica e cheia de surpresas.
Até o próximo Eliana’s Blog.
 
Abraços de Mallorca,
Eliana Pacifico
Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
Meu Facebook e meu  Instagram

Kommentar schreiben

Kommentare: 0