La Lonja é considerado um dos edificios mais importantes da Ilha. Esta é uma obra maestra do Arquiteto
Guillem Sagrera (1380-1454) no estilo gótico civil maiorquino. Este artista nasceu em Felanitx, um povoado maiorquino, e, entre muitas obras foi o responsável pela construção do Portal do Miradouro da Catedral de Palma, La Seo (leia aqui). Este predio foi construído para ser a sede do Col.legi de la Mercaderia (Colegio dos Mercadores)tendo em vista o grande volume de atividades comerciais envolvendo Mallorca que, naquela época, era um importante enclave econômico no Mar Mediterrâneo.
As obras começaram em 1426 e terminaram em 1447.
Este edificio serviu como modelo para a construção de La Lonja de Valencia em 1482.
Até o século XVII, quando o comércio do Mar Mediterrâneo sofreu uma enorme crise, La Llotja, como também é conhecida foi usada como armazém, hospedaria e sala de contratações. Ela tornou-se a principal sede do comercio da cidade de Palma.
Desde 1913 é um monumento histórico-artístico e é administrado pelo Governo das Ilhas Baleares. É um espaço que merece a pena ser visitado!
Como é La Llotja?
Externamente tem o formato retangular com quatro torres octogonais decoradas com ameias. Nos chamam muito a atenção a cresteria alredor da misma no qual encontram-se dez torres menores bem como muitas gárgolas cuja função principal é o escoamento da agua além do embelecimento do prédio.
Sobre a porta de entrada localiza-se uma escultura do “Ángel Custodio” atribuída a Guillem Sagrera. Também existem imagens religiosas como a de São João Batista.
O interior do prédio é espetacular. Em uma enorme sala localizam-se cinco abóbodas ogivales eum conjunto de seis colunas muito altas e finas que imitam a um jardim de palmeiras.
A presença de grandes janelas que foram decoradas com aplicações em filigrana nos conectam com um exterior muito ativo, proporcionando una luz mágica ao recinto.
A cada esquina existem portas que foram decoradas com as figuras dos evangelistas. Em uma delas, através de uma escada de caracol, pode-se subir até os terraços e desfrutar das vistas sobre a bahia de Palma (através de visitas guiadas que realizam-se em determinadas épocas do ano).
Desde la Llotja também podemos apreciar uma parte do El Consolat de la Mar que funcionava como um
tribunal especial de justiça e hoje é a sede do Governo das Ilhas Baleares.
La Llotja
Plaça de la Llotja, 5
Palma
Horarios:
Segunda-feira: fechado.
De terça-feira a domingo: 10:30 h- 13:30 h e 17:30h - 23:00.
Entrada: grátis.
Venha conhecer a autêntica Mallorca em português, castelhano ou inglês. Você vai adorar!
Até o próximo Eliana’s Blog com mais coisas interessantes desta fantástica Ilha.
Espero o seu like no meu Instagram e Facebook:
Meu Facebook e
meu Instagram
Abraços de Mallorca,
Eliana Pacifico
Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
Kommentar schreiben