Joan Miró. Esculturas La Lonja

Joan Miró nasceu em Barcelona em 1893.

Em 1929 casou-se com Pilar Juncosa, de Maiorca. Estabeleceram a sua residência entre Paris, Tarragona e Maiorca.

Durante a sua vida, este artista dedicou-se ao trabalho como ceramista, escultor, pintor e gravador.

O lugar onde viveu com sua família em Palma de 1956 a 1983 foi encontrado em Cala Mayor, e é onde hoje foi encontrado a Fundação Joan Miró.

Este espaço está dividido em três edifícios que podem ser visitados:

- Taller Sert: criado por seu amigo Josep Lluis Sert (1902-1983), época em que Miró pintava seus quadros.

- Taller Son Bonet: uma quinta maiorquina do século XVIII, uma "possessão", onde se encontram grafites originais do artista em algumas paredes que correspondiam às suas obras em bronze.

- Edifício Moneo: projetado pelo arquiteto Rafael Moneo (1937-Tudela), aqui se encontram obras de Miró e outros artistas contemporâneos.

Junto a este edifício encontra-se o Jardín de las Esculturas e uma cafetaria.

 

No dia 12 de agosto, os guias oficiais foram recebidos por Joan Punyet Miró, neto do artista, na La Lonja de Palma para uma conferência sobre as obras e o processo criativo deste artista.

Segundo ele, entre 1940 e 1980, Miró realizou 400 esculturas em bronze e 400 cerâmicas. As obras foram realizadas em fundições na França, Espanha e Itália. 

A primeira obra, Oiseau Lunaire, de 1940, simboliza o pássaro que vive na lua. Pesa cerca de 500 quilos e, juntamente com Oiseau Solaire, são as mais importantes.

Todas as obras expostas neste recinto são brilhantes porque nos mostram como é o mundo da noite.

Ele acrescentou que o seu avô sempre esteve em contacto com a evolução das formas. Era considerado um anti-escultor e o seu desejo era interpretar as suas obras a partir dos seus sonhos. 

O poeta francês André Bretón (1896-1966) dizia que Miró era o artista mais surrealista de todos os tempos porque este imaginário era típico apenas de uma pessoa com tanta criatividade.

Grand Maternité
Grand Maternité

Depois de apreciar Joan Miró, proponho um momento de relaxamento à beira-mar. O mar Mediterrâneo tem um encanto especial.

Espero que aprecie este percurso para conhecer melhor a cidade de Palma. Tenho a certeza de que vai adorar esta experiência!

https://www.elianas-espanol-mallorcablog.com/los-miradores-de-palma/ 

Bem-vindos a Maiorca!

 

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares

Kommentar schreiben

Kommentare: 0