A esquina mais fotografada de Palma de Mallorca: o Edificio Can Forteza Rey

Eu defino Palma de Mallorca como uma cidade muito fotogênica. Olhe por onde olhe, a Catedral, o Castelo de Bellver, o Palácio de la Almudaina etc são os primeiros que nos chamam a atenção. Os demais edifícios não são demasiado altos e apresentam-se em muitos estilos: gótico, neo-gótico, neo-mudejar, modernista, estilo regionalista e um sem fim de peculiaridades.

Por certo, a cidade viveu um período de euforia quando esteve presente aqui Antônio Gaudí, o famoso arquiteto catalão que trabalhou na Catedral de Palma durante um bom tempo, ou seja, de 1900 a 1918.

Esta presença gerou a construção de alguns prédios que até hoje são espetaculares tanto pela estrutura como pela sua singular decoração.

Não quero e nem posso comparar com o majestoso Edificio Flatiron de Nova Iorque no qual você pára, obrigatoriamente, para tirar uma ou dezenas de fotos naquela esquina de Manhattan. Assim que,  transportando-nos ao Mediterrâneo, o Edificio Can Forteza Rey, na minha modesta opinião, não fica para trás de nenhuma maneira.

Você deve de estar curioso querendo saber o endereço, já sei! É muito fácil de encontrar: está entre a Plaça de Cort - a da Prefeitura de Palma e a Plaza Mayor - é na Plaça del Marques del Palmer, 1. A sua fachada pode ser vista perfeitamente desde a elegante Calle Colón.

De acordo com a história, o prédio foi uma obra idealizada pelo Sr. José Forteza Rey Aguiló, joalheiro maiorquino, seu proprietário, talvez sobre 1907. Tem 6 andares nos quais identificamos o ferro adornando os balcões, as singulares janelas verdes, e muitos motivos que nos fazem lembrar o estilo Modernista de Gaudí. Este prédio foi construído para os filhos do Sr. Forteza viverem e trabalharem, ou seja, no andar de baixo existiu uma farmácia, e, no 1o andar, um consultório de dentista.

A fachada é um pouco complexa e diferente. Imediatamente você pensa que quem construiu foi Gaudí porque tem componentes que nos lembram a Casa Batlò e o Parc Güell, obras deste maestro e gênio na Catalunha. Na frente deste edifício é bastante numerosa a quantidade de motivos vegetais e florais, borboletas, a cerâmica esmaltada quebrada em pequenos pedaços e que é conhecida como Trencadis. Trencadis é outra invenção  gaudiniana. Existem também azulejos decorando o frontal e que são procedentes da então fábrica maiorquina La Roqueta. Foi fundada em 1897 e esteve funcionando até 1918. Esta empresa dedicou-se, principalmente, à confecção de azulejos em estilo Modernista. Colaborou com Gaudí no fornecimento deste material para as suas criações em outros lugares. 

Voltando ao prédio em questão, pessoalmente, me chamam a atenção :

- as serpentes voadoras que parecem que estão cuspindo fogo com muita energia;

- cachos de flores vitrificadas que nos lembram os tradicionais buquês de noivas. São uma bonita exaltação à natureza;

- um rosto enorme que apresenta-se com a boca bem aberta, os olhos estatalados, rodeado por 2 dragōes. Pensando bem eu imagino que esta figura pode estar sentindo aquela tremenda dor de dente que todo mundo teve um dia, não é mesmo? Como comentei no começo, um dos filhos do criador deste edificio era dentista….

Aproveitando a visita, admire também o Edificio El Águila. Está ao lado. Foi um projeto de 2 arquitetos maiorquinos Gaspar Bennassar (1869-1933) e Jaume Aleña Guinart (1870-1945) em 1908. A sua fachada está composta por janelas muito grandes e amplas que nos mostram um estilo Art Nouveau bastante refinado. 

Se você quiser terminar este bonito passeio com um saboroso cafezinho e comer algo típico de Mallorca, posso lhe recomendar a minha cafeteria preferida: Forn del Santo Cristo. 

Está situada no andar de baixo do prédio Forteza Rey. São líderes na fabricacão de Ensaimada  -leia aqui-  sobre este manjar maiorquino - e outros doces e salgados. Elaboram o suco de laranja no momento - delicioso também. Tenha paciência para sentar-se alí porque nem sempre está vazia, e assim poderá desfrutar  de um ambiente agradável e elegante. As funcionárias são muito simpáticas e lhe orientarão sobre os produtos. O horário (todos os dias) é de 08:30h às 20:30h.

Em outras oportunidades eu escreví sobre o Modernismo no Elianas Blog. Se quiser conferir:

Can Casasayas

El Gran Hotel de Palma.

Você está planejando as suas próximas férias para Mallorca? Quer conhecer mais lugares interessantes em um tour de 4 horas? Mais detalhes em info@eliana-guia.com . Os tours são particulares e podem ser feitos em português, inglês ou castelhano.

Muito obrigada pela leitura e até a próxima!

Meu Facebook e meu Instagram.

 

Abraços de Mallorca,

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

www.eliana-guiamallorca.com Blog Feed

O azeite de oliva maiorquino (So, 20 Okt 2024)
Você sabia que a Espanha é um dos maiores produtores de azeite de oliva no mundo? No século XI a.C. os fenícios introduziram as oliveiras na Andaluzia. Olival em terras de Valldemossa. Olival em terras de Valldemossa. Olival em terras de Valldemossa.   Quais são alguns dos benefícios do azeite de oliva além de ser um excelente tempero para a salada? - ajuda a reduzir os níveis de LDL - colesterol - abaixa os níveis de glicemia nas pessoas com diabetes - contêm vitaminas A, D, E e K. Este País possui mais de 250 tipos de azeitonas. Depois da colheita, que é feita no outono, as azeitonas são transportadas para uma almazara - palavra árabe que significa espremer - e, depois de limpas, são processadas. O azeite de oliva de maior qualidade é o virgem extra ou AOVE obtenido a partir dos melhores frutos, com processos mecânicos, sem alteração do produto durante a fabricação. Jaen, na AndaluziaQ, destaca-se como o principal produtor de azeite de oliva na Espanha. Existem três variedades de aceitunas muito conhecidas: - Arbequina - sabor a fruta verde - Picual - sabor apimentado e amargo - Empeltre ou Maiorquina - sabor suave a amêndoa madura. A grande maioria das oliveiras em Maiorca têm mais de 500 anos de idade. Localizam-se em terraços, na Serra de Tramuntana etc. Muitas vezes é quase impossível a sua colheita pelo difícil acesso aos lugares.  Gêmeos de oliveiras antigas em um olival em Soller.  Azeite de Valldemossa Azeite de Valldemossa Em Maiorca é muito famosa a degustação do Pamboli - este manjar dos deuses consiste no pão maiorquino (payés) sobre o qual se esfrega um pouco de alho e  tomate de ramillete (muito especial - cheio de suco), finalizando-se com um fio de azeite e uma pitadinha de sal sobre o mesmo. O melhor acompanhamento é feito com queijo de Mahón (da Ilha de Menorca) ou Manchego (de Castilha La Mancha), o jamón espanhol e um bom vinho tinto.  Utensílios de cozinha feitos com a madeira da oliveira Utensílios de cozinha feitos com a madeira da oliveira Casita em um olivar de Son Moragues, Valldemossa Casita em um olivar de Son Moragues, Valldemossa Imagino que, ao ler este blog, você vai querer experimentar o azeite de oliva da ilha. Não se preocupe, organizarei uma degustação exclusiva de azeite de oliva para você. Você poderá conhecer em detalhes a história desse produto que é produzido nas tradicionais tafonas. Venha e desfrute de um lugar cheio de vida e sabores.  Essa degustação também incluirá deliciosos delicatessens maiorquinos.   Você encontrará informações e detalhes  em info@eliana-guia.com.    Vejo você no próximo Blog da Eliana com mais notícias dessa ilha que eu amo de paixão. Bem-vindo a Mallorca. Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
>> mehr lesen

O Santuário de Lluc (Sun, 13 Oct 2024)
A Virgem de Lluc ou La Moreneta é a Padroeira de Mallorca, e, 12 de setembro é o seu dia! Todas as vezes que eu vou ao Santuário de Lluc que está em Escorca, um município maiorquino, tenho a agradável sensação de paz e tranquilidade. Para chegar alí desde Palma, por exemplo, utilizamos uma estrada muito sinuosa e cheia de curvas. Em Maiorca dizem que são umas 800…. Neste caminho que localiza-se dentro da Serra de Tramuntana vemos muitas paisagens com terraços nos quais os agricultores plantam oliveiras, alfarrobas, amendoeiras etc . Alredor de Lluc encontraremos também ciclistas, caminhantes, as pessoas que gostam de fazer piqueniques (proibido acender fogo entre os meses de maio e setembro - para evitar incêndios) e os apaixonados pela natureza. A história de Lluc De acordo com uma lenda, La Moreneta foi encontrada no século XIII por um pastor e um monge.  O atual Santuário de Lluc foi erguido no século XVII.  Em 1962 recebeu o titulo de Basilica Menor. Este edificio, de estilo renascentista, no começo do século XX obtuve próximo ao presbiterio uma ornamentação barroca, cuja ideia foi dada por Antoni Gaudí, o arquiteto catalão que trabalhou na Catedral de Maiorca de 1904 até 1915. Gaudí foi convidado pelo Bispo Pere Campins. Durante os cultos geralmente apresentam-se os Blauets. Eles são cantores mirins que estudam e vivem neste lugar.  Este coro foi fundado no século XV.  Na Basïlica nos chama muito a atenção a sua cúpula com as imagens dos Doze Apóstolos e a “Ave Maria”. A Virgem de Lluc, quando não tem missa, está em um camarim detrás do altar. Neste recinto também apreciaremos todos os escudos das cidades e povoados de Maiorca bem como o poema “Ave Maria” de Ramon Llull.  Sala dedicada a santos e beatos Sala dedicada a santos e beatos Belos jardins. O jardim botânico - super interessante O jardim botânico - super interessante O camarim onde está a Moreneta Bar, cafeteria, restaurante, loja, estacionamento  etc. Plaza del Obispo Pere Campins Plaza del Obispo Pere Campins Em Lluc, se você quiser, poderá ficar alojado em uma hospedaria.   No primeiro sábado de agosto existe uma famosa caminhada “Marcha des Güell a Lluc a peu” . Desde Palma a Lluc aproximadamente umas 50.000 pessoas caminham  48 quilômetros durante umas 12 horas até o Santuário. É uma marcha histórica e solidaria que, em 2024, completou 50 anos.   Vamos programar uma bonita visita a Lluc? É só fazer contato em info@eliana-guia.com  Depois da visita que tal conhecer estas paragens próximas à Lluc  https://www.eliana-guiamallorca.com/sa-calobra/? Mallorca é fantástica! Venha conhecê-la de uma maneira organizada e contando com a minha experiência também como moradora! Bem-vindos a Mallorca.    Eliana Pacifico   Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
>> mehr lesen

Kommentar schreiben

Kommentare: 0