Capdepera é um tranquilo município maiorquino que localiza-se na parte oriental da Ilha. Está a uma hora de distância em carro de
Palma e possui uns 13.000 habitantes.
Capdepera significa “Caput Petrae” ou Cabo da Pedra.
O seu campo de golf - Capdepera Golf - é considerado um dos melhores de Mallorca possuindo 18 buracos, e, foi desenhado por Dan Males, um conceituado arquiteto americano.
Outra atração são as excelentes calas ou praias situadas próximas a este entorno: Cala Mesquida, Cala Agulla ou Canyamel. Capdepera fica a uns 100 metros acima do nível do mar e possui umas vistas hipnotizantes sobre o Mar Mediterrâneo
Estas terras foram habitadas desde a antiguidade, ou seja, entre os séculos X e II a.C.
Da época dos romanos foram encontrados restos de cerâmica, e, no período dos árabes (903-1229) este povoado pertencia ao Distrito de Yartan (Jardim). Desta época conserva-se a “Torre d’en Miquel Nunis” desde a qual, entre outros, avistamos a Ilha de Menorca.
Em 1231, nesta torre, foi assinado o Tratado de Capdepera através do qual os árabes que ocupavam a Ilha de Menorca tornaram-se submissos ao Rei Jaime I de Aragão, o Conquistador de Mallorca.
Além do mais foi o primeiro espaço que fêz parte da fortificação que até hoje é a maior atração deste povoado.
Em 1.300 o Rei Jaime II de Mallorca, filho de Jaime I, fundou Capdepera. Com o propósito de reunir, proteger e ordenar a população que vivia dispersa por alí, decidiu situá-la dentro da muralha. No século XVI existiam mais de 100 casas no seu interior. Assim puderam se defender dos ataques dos piratas e corsários.
A Igreja de “Mare de Déu de la L’Esperança” - a Padroeira de Capdepera. Este templo foi construído entre os séculos XIII e XVIII . Neste Santuário encontram-se uma imagem gótica do Santo Cristo feita com madeira de laranjeira e outra da Virgem da Esperança (1569).
O terraço da igreja oferece umas bonitas vistas ao mar e às montanhas.
A área dos jazigos arqueológicos no qual podemos ver as estruturas da muralha e das casas.
A “Casa del Gobernador” - usada como centro administrativo pelas tropas militares que estiveram guardando este lugar. Viste a exposição permanente sobre a “ llata”. Este ofício representa um trabalho artesanal feito em Capdepera com a folha da palmeira.Se você estiver visitando o povoado no terceiro fim de semana do mês de maio não perca o Festival Medieval realizado todos os anos neste recinto.Merece a pena!
Vista da fortificação para a vila.
Castelo de Capdepera
Carrer Castell, s/n
Horários :
- de novembro a maio: 10:00hs a 14:00hs e 17:30hs a 20:30hs
- de junho a setembro: 10:00hs a 20:30hs.
Entrada: 3€ (pagamento com cartão de crédito).
Muito obrigada pela leitura. Comparta com os amigos se você curtiu este blog!
Estou em Instagram como Eliana_guiamallorca.
Espero pela sua visita.
Até o próximo blog com mais coisas interessantes sobre Mallorca. Ela é a minha paixão !
Abraços de Mallorca,
Eliana Pacifico
Kommentar schreiben