Carrer de L’ Almudaina - a Rua ideal para conhecer um pouco mais da história de Mallorca

A Carrer (rua) de L’ Almudaina está muito próxima à Catedral e à Prefeitura de Palma. É muito fácil de encontrá-la. Começa na Carrer Palau Reial e termina na Carrer d’en Morei. É bastante estreita e curta. É uma rua típica do centro histórico de Palma de Mallorca com um fantástico acervo cultural. Aqui você conhecerá  casas senhoriais e os seus pátios. Apresentam-se em diversos estilos. Um famoso arco une-se  ao conjunto para lhe dar mais glamour ainda!

A cidade de Palma foi fundada pelos romanos no ano 123 a.C. e Mallorca esteve sob o comando dos árabes de 903 a 1.229.

Todos os nomes que começam por “al” são de origem árabe e Almudaina significa fortaleza (al-mudayna).

Vamos ao assunto e começo pelo primeiro pátio:

 

Can Oleo - Carrer de L’Almudaina nº 4.

A casa é do século XIII. Entretanto no século XV pertenceu a uma família de corsários da Coroa de Aragão chamada Thomàs. O seu nome atual procede da pessoa que foi o seu último proprietário, Francesc Oleo, que era médico. Tem uma extensão de mais de 2000 metros quadrados distribuídos em 4 andares. O que se pode ver e visitar deste edifício, que é protegido como Bien de Interés Cultural, é a entrada principal, ou seja, o seu pátio. Esteja atento aos detalhes da escada gótica do século XV que nos chama a atenção  e que está à esquerda.É única neste gênero na cidade. Está decorada com motivos circulares imitando rosas. 

À direita estão as janelas de estilos renascentista e gótico. Simplesmente fantásticas. Por certo, Can Oleo esteve sob reforma durante 5 anos e foi reinaugurada em 2011.

Atualmente é a Sede da UIB - Universidade das Ilhas Baleares.

 

Seguindo o nosso passeio, a próxima casa chama-se Can Oms - Carrer de L’Almudaina nº 7. Foi propriedade de Jerònim Doms em 1.642. Ele era de origem nobre. Durante os séculos XVII e XVIII foi habitada pela Familia Oms. O pátio é bastante amplo: à esquerda existe um portal com uma decoração gótica, proveniente de uma outra casa. À direita, depois de um bonito artesoado de madeira e os arcos rebaixados está uma cisterna com formato octogonal.

Não deixe de fotografar uma janela que compõe-se com um balcão - em espanhol “ventana balconera” - aí apreciamos o brasão da Familia Oms.

O acesso à casa era feito por umas escadarias com varanda forjada em ferro. Muito elegantes.

 

A outra casa senhorial encontra-se no número 9 - chama-se Can Bordils (também Can Villallonga-Escalada ou Can Sureda-Zanglada). De acordo com a história, este prédio tem a sua origem na época islâmica. Pertenceu à varias famílias e o seu último nome provêm dos “Bordils” que aí habitaram do século XVII ao século XIX.

 

Muito interessantes as duas janelas renascentistas na sua fachada. Em Mallorca, como em muitas cidades da Europa, era muito comum que as famílias com alto poder aquisitivo, tivessem o seu próprio escudo. Este era colocado nas portas, colunas ou janelas, como neste caso. 

Em 1.554 a Familia Sureda-Zanglada a reformou. O pátio de Can Bordils é quadrado e tem arcos nos quatro lados.

Tanto Can Oms como Can Bordils pertencem à Prefeitura de Palma e têm um horário que podem ser visitados e fotografados os seus pátios, ou seja, de segunda-feira à sexta-feira, de 09:00 às 14:00, exceto feriados. Fora destes horários, poderão ser fotografadas da rua.

 

As surpresas não terminaram…

Pegadinhos à Can Bordils, e, sempre está fechado o portão, mas pode-se fotografar perfeitamente, existem dois arcos renascentistas que são resultado de uma reforma  feita no imóvel quando este era habitado, de acordo com informações da Guia de Turismo das Ilhas Baleares, Maria Dolores Garcia Lopez, Lola.

Agora volto a falar dos romanos! Aproveite para fotografar o Arco de L’Almudaina, que com certeza, é a joia da coroa. Era a porta do recinto romano. Esta rua estava dentro da planificação urbana deste Império. Era o "Desumanos Norte". Nos tempos dos árabes foi usada como acesso ao Palácio de la Almudaina, de onde procede o seu nome.

Detrás do Arco existe uma estrutura de cimento usada desde os tempos mais antigos para evitar o golpe das rodas das carruagens. É engenhoso.       

Você verá um divertido mini crocodilo na parede de frente ao Arco. Não se assuste. Ria e muito! Este é fruto da famosa lenda palmesana “El Drac de na Còca”. Dizem que no século XVII um dragão assustava as pessoas que viviam perto da Catedral de Palma e adjacências quando saía de noite para buscar comida…

Mas as suas aventuras terminaram quando o valente Capitão Bartomeu Coc matou-o com a sua espada. Será que era um dragão ou uma pequena lagartixa? Mistérios e dúvidas da natureza!

 

O seu tour chegou ao final. E esta é a esquina da Carrer D’en Morey, outra rua icono em Palma. 

Eu curti muito escrever este blog e dar a você todas as dicas sobre a cidade de Palma de Mallorca que é super interessante.

Quer saber mais coisas ou tem alguma dúvida, é só escrever para  info@eliana-guia.com . Terei muito prazer em esclarecê-la. Achou útil? Por favor, compartilhe com os amigos.

 

Até a próxima vez e muitos abraços de Mallorca,

Eliana Pacifico

Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares.

 

Meu Facebook e meu Instagram

 

www.eliana-guiamallorca.com Blog Feed

Os Miradouros da cidade de Palma (Do, 24 Jul 2025)
Bahia de Palma desde la muralla bajo de la Catedral Bahia de Palma desde la muralla bajo de la Catedral Miradouro da Catedral de Mallorca - Parc de la Mar - justo em frente da Catedral - admire o Parc de La Mar e o Mar Mediterrâneo. Perfeito para curtir o entardecer na cidade. Vista del Baluard Vista del Baluard Miradouro de Es Baluard  - no Paseo Sagrera - é ideal para passear e ter umas vistas espetaculares sobre o porto da cidade. Neste lugar situa-se o Museu de Arte Contemporânea Es Baluard. Você poderá admirar também a Catedral e o Palácio de la Almudaina. Existem bares e restaurantes bem próximos e o bairro de Santa Catalina : https://www.eliana-guiamallorca.com/2019/02/17/passeando-pelo-bairro-de-santa-catalina-em-palma-o-que-ver/ Castelo de Bellver - Este fantástico lugar está situado a mais de 100 metros acima do nivel do mar. É o único castelo redondo da Espanha. Desde aqui você curtirá a Bahia e a cidade de Palma além da Serra de Tramuntana. Ele tem uma vista panorâmica de 360 graus. Este edificio do século XIV foi tema do Eliana’s Blog: https://www.eliana-guiamallorca.com/2018/06/15/o-castelo-de-bellver-o-que-ver-neste-bonito-lugar/ Playa de Ciutat Jardin Playa de Ciutat Jardin Depois de disfrutar destes miradores, eu  proponho um momento de relax junto ao mar. O Mar Mediterrâneo tem um encanto particular. Eu espero que curta este roteiro para poder conhecer melhor a cidade de Palma. Eu estou segura que você vai adorar viver esta experiência!   Bem-vindos a Mallorca!   Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares  
>> mehr lesen

A sobrasada mallorquina (Mon, 30 Jun 2025)
É um enchido curado, característico das Ilhas Baleares, elaborado com carne de porco, toucinho, sal, páprica e outras especiarias. A sua cor avermelhada, textura untuosa e sabor intenso o tornam um produto único na gastronomia espanhola.  A sobrasada é um símbolo da gastronomia maiorquina e é consumida de diversas maneiras, tanto em pratos tradicionais como em receitas mais inovadoras.    Elaboração e características:   Este produto  é obtido através da picagem de carne magra e toucinho de porco, misturando-os com sal, pimentão (especialmente o “Tap de Cortí” em Maiorca), pimenta preta e outras especiarias.  Esta  mistura é embutida em tripa natural e submetida a um processo de cura lento e natural, aproveitando o clima mediterrâneo da Ilha.  A sobrasada maiorquina se distingue por sua textura untuosa e sua cor avermelhada devido ao pimentão.    Consumo e usos:   Este manjar pode ser consumido de várias formas: barrada no pão, torrada ou utilizada como ingrediente em pratos como o “arròs brut” (arroz com carne e legumes) ou cozinhada com mel. Também pode ser utilizada em empanadas, pizzas e outros pratos da cozinha maiorquina. O pimentão, o sal e a pimenta preta são os ingredientes-chave que lhe conferem o seu sabor característico.    Origem e denominação:   A sobrasada maiorquina tem uma longa história e tradição na Ilha.  Desde 1996 possui o selo europeu de Indicação Geográfica, que protege sua origem e qualidade. Este distintivo garante que a sobrasada foi elaborada seguindo os métodos tradicionais e com ingredientes da ilha. As sobrasadas podem ser dulce ou picante, es decir, a primeira tem um sabor suave e, a segunda, tem pimenta.    Benefícios para a saúde:   A sobrasada de Maiorca, embora seja um alimento calórico, também traz benefícios para a saúde. Ela contém ácidos graxos insaturados, como o ácido oleico, que são benéficos para o sistema cardiovascular.  Também é rica em vitaminas do complexo B (B3, B6, B12) e vitamina A, bem como em fósforo e selênio, que são importantes para o bom funcionamento do organismo.  Venha desfrutar de uma boa sobrasada acompanhada do tradicional vinho maiorquino com a sua Guia Eliana.  Você e a familia viverão uma experiencia incrível através dos sentidos! Ofereço a minha experiencia de mais de 25 anos em Mallorca para que vocês se sintam como autênticos nativos. Contatos em: info@eliana-guia.com   Até o próximo Eliana’s Blog.   Eliana Pacifico Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
>> mehr lesen

Kommentar schreiben

Kommentare: 0