Os tempos estão mudando a uma velocidade incrível, mas, na minha opinião existem coisas que você faz como de costume, como por exemplo, quando viaja: comprar lembrancinhas ou aquele famoso detalhe para uma pessoa querida, um familiar ou para si mesmo.
Bate aquela vontade ou aquela sensação de não saber quando você voltará ou se voltará e por aí vão as coisas.
E para estes momentos ou para quando estiver em Palma, eu lhe vou dar umas dicas sobre duas lojas que estão localizadas em uma das mais cêntricas ruas da cidade, ou seja, Carrer (rua em português) d’en Morei e que sempre me chamaram muito a atenção. Por certo, esta rua está próxima à Plaza Santa Eulália e à Carrer de L’Almudaina. É praticamente uma passagem obrigatória para quem visita o centro histórico da cidade.
Curiosos para saber os motivos? Vamos por partes:
- o nome de uma das Lojas é Cachivache. Esta palavra significa traste! Além do mais trata-se de uma homenagem à Pequena Sereia, um filme que encantou a mais de meio mundo. Existe um momento neste filme no qual a personagem principal pergunta a uma gaivota o nome de um garfo e esta responde: cachivache.
Esta loja foi aberta em 1995 - há quase 25 anos atrás - pelas sócias alemãs Angelika Zacherl e Petra Rechenauer. Elas são de Munique e se conheceram quando trabalhavam em um hotel na Ilha espanhola de Fuerteventura.
Decidiram “apostar” por Mallorca abrindo uma das primeiras lojas de lembrancinhas na turística Carrer D’en Morei.
O que oferece Cachivache?
De acordo com Angelika, coisas muito pessoais tais como:
Leques artesanais feitos com madeira de noz, avelã, maçã ou pêra. Eles estão pintados à mão em edições limitadas. E podem ser combinados com cangas ou echarpes, de acordo com a estação do ano. Eu adorei modelos com borboletas, bicicletas, flores etc. Entretanto, o mais procurado, é o relacionado com o “flamenco”. De acordo com ela, os turistas italianos e russos são os seus principais admiradores. As bijuterias e bolsas de couro também são artesanais.
Cachivache têm uma grande variedade de chapéus feitos 100% com fibra vegetal e que são provenientes do Equador, mesmo que o seu nome seja Chapéu-Panamá. Ela me explicou que eles são feitos à mão, com uma palha chamada toquilla e que é tecida em trama fechada através de um processo muito elaborado. Existe uma fita por dentro do mesmo para que ele possa ser ajustado à cabeça,
se for necessário.
Existe uma coleção de sabões naturais incluindo uma marca feita com azeite de oliva virgem extra como ingrediente principal e karitê. Se você quiser perfumar a sua casa com um excelente ambientador francês, pergunte por Bouquet’s ou leve sachês de lavanda feitos com muito mimo em Mallorca. Se estiver querendo enviar aquele cartão postal de bom gosto sobre os principais pontos turísticos maiorquinos, em Cachivache você o encontrará!
Angelika ama decorar a loja com rosas. Parecem que são de verdade e também estão à venda.
Suportes para copos
Atravessando a rua, quase na frente de Cachivache está a outra loja: Típika. Há quatro anos as sócias decidiram montá-la com artigos maiorquinos muito interessantes. Petra esta aí.
No próximo Elianas Blog lhe prometo contar tudo o que eu ví de interessante nesta loja!
Endereços e os horários? Anote:
Cachivache - Carrer d’en Morei 4A
Típika - Carrer d’en Morei 7
Horários das 2 lojas:
Inverno: segunda-feira a sexta-feira: 10h às 18h
sábado : 10h às 15h
domingo: fechadas.
Primavera-Verão-Outono:
segunda-feira a sexta-feira: 10h às 20h
sábado: 10h às 18h
domingo: 10h às 15h
Achou interessante este artigo? Será útil para alguém que esteja viajando a Mallorca? Compartilhe-o, por favor!
Muito obrigado pela leitura e até o próximo Elianas Blog comentando mais coisas interessantes sobre esta Ilha que eu tanto amo! Dúvidas ou perguntas: info@eliana-guia.com
Abraços de Mallorca
Eliana Pacifico
Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
Kommentar schreiben