O Eliana’s Blog fez uma visita muito interessante nos banhos árabes em Palma.
É uma das poucas amostras da cultura musulmana na Ilha.
Você sabia que os muçulmanos estiveram presentes na Espanha desde 711 até 1492 e que dominaram Mallorca entre 902 e 1229?
Aqui na Ilha a sua capital administrativa era Palma que naquela época chamava-se Madina Mayurqa.
Mallorca, inicialmente, fez parte do Califato de Córdoba (756-1031). As atividades da capital aconteciam alredor dos lugares onde hoje estão a Catedral e o Palácio de la Almudaina. O seu assentamento foi feito sobre a antiga Palma romana. Vale ressaltar que à medida que avançava o tempo, a Ilha pertenceu à Taifa de Denia (1010-1076), aos Impérios Almorávide (1040-1147) e finalmente ao Almohade (1121-1269). O Rei Jaime I de Aragão a conquistou em 1229.
A cidade possuía mercados, hortas, fontes, jardins, banhos e mesquitas. Era uma urbe muito atrativa e importante. Para que tudo funcionasse muito bem, principalmente quando o assunto era água, foram criados varios aquedutos ou canais de irrigação para levar este bem tão precioso a todos os seus recantos
A nascente de água localizava-se no norte de Madina Mayurqa. Era a “Fuente del Emir” (Ayn Al Amir). Possivelmente os banhos árabes de Palma foram beneficiados por este manancial e também por uma roda d'água que situava-se no lugar onde hoje encontra-se o seu jardim.
Os banhos árabes de Madina foram construídos no século XI. A história nos relata que existiram pelo menos outros cinco. Eles foram inspirados nas termas romanas tendo em vista a sua estrutura, ou seja, os vestiários (apodyterium), sala quente (caldarium) e a sala fria (frigidarium).
O caldarium chama muito a atenção. A entrada é bastante estreita e está arrematada com um arco.
O seu interior é quadrado, está adornado com 12 colunas que têm capiteis diferentes originarios de distintas construções. São fantásticas as claraboias - 25 - algumas estão tapadas - e assim permitem a passagem controlada da luz solar.
Existe uma televisão dentro do recinto onde você poderá curtir um pouco mais os relatos sobre este lugar tão especial.
Mas, em tempos de querer estar ao ar livre, curta também o bonito jardim dos banhos árabes. Você perderá a noção do tempo e não vai sentir que encontra-se no centro de uma cidade. Existem bancos, cadeiras e mesas. É só desfrutar…
Exemplos de como disfrutar e eternizar os bons momentos.
Antes que eu me esqueça, existe uma ponte que une este lugar a um edifício que está na sua frente. Talvez estiveram conectados com um palacio de um árabe muito rico...
Banhos Árabes
Carrer de Can Serra, 7, Palma.
Horário: de segunda-feira a domingo de 10:00hs às 18:30.
Entrada: 2€.
Muito obrigada pela presença e prestigio. É um prazer escrever sobre Mallorca. Se você tiver alguma pergunta ou dúvida, escreva a info@eliana-guia.com .
Assuntos que podem interessar sobre a época dos árabes em Mallorca: O Palácio de la Almudaina - Parte 1 Parte 2 Parte 3
Abraços de Mallorca,
Eliana Pacifico
Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
Meu Facebook e meu Instagram.
Kommentar schreiben