Depois de conhecer o exterior da Basílica Menor de Sant Francesc (clique aqui se ainda não leu a 1a. parte) chegou a hora de visitar o seu interior.
Por certo, duas curiosidades:
O Papa Pio XII a proclamou Basílica Menor em 1943.
De acordo com a hierarquia religiosa as Basílicas Maiores são 4: São João de Latrão, São Pedro, São Paulo Fora dos Muros e Santa Maria Maior. Estão situadas em Roma. Cada uma possui uma porta santa e um altar papal. Na categoria Menor encontram-se igrejas muito importantes localizadas em Roma e no mundo.
Em 1981 o seu convento foi declarado “Bien de Interes Cultural” das Ilhas Baleares. Também faz parte do Patrimônio Histórico Espanhol.
Acedemos à Basílica através de uma entrada lateral ao prédio. Depois de passar pela recepção caminharemos em direção ao claustro. Ele tem um formato trapezoidal e foi construído entre os séculos XIII e XV. Colunas muito finas e com diferentes desenhos podem ser apreciadas neste espaço. As mais antigas estão perto da entrada.
É incrível o jardim que o circunda. Encontraremos além da sensação de paz e plenitude, laranjeiras, limoeiros, cipreste e uma palmeira muito alta.
A cisterna foi esculpida pelo artista maiorquino Pere Horrac entre 1635-38. De acordo com a história, os vizinhos da então igreja podiam utilizá-la para beber água potável. Depois de uns momentos para fotos e relax, entramos na Basílica….
A rosácea da entrada principal. Na parede você pode reconhecer as pedras da antiga porta gótica original.
Ela está composta por uma nave central e oito capelas laterais. O seu altar-mor é barroco e aí estão as imagens de São Francisco
e São Jorge.
O órgão é de tubos e é uma obra de Jordi Bosch (wiki espanhol) em 1771.
Em 2008 foi restaurado por Gerhard Grenzing (wiki ES), um conhecido e renomado restaurador de órgãos a nível mundial, que soube perfeitamente conservar a sua belíssima fachada gótica-barroca. Neste trabalho ele refletiu a evolução desta arte através dos séculos sem perder o vínculo com a tradição maiorquina e Bosch, o seu criador original.
A Basílica Menor de Sant Francesc é sede de festivais internacionais de música de órgãos.
Outra atração a nível internacional: o túmulo de Ramon Llull (1232-1316) localiza-se nesta Basílica. Ele nasceu em Palma e exerceu funções de filósofo, teólogo, viajante, missioneiro, poeta, professor. Tinha muita influência no reinado de Jaime II de Mallorca. O Doutor Iluminado, como ficou conhecido, é considerado o criador do idioma catalão. Escreveu muitos livros que tornaram-se celébres além de ter uma personalidade bastante forte e marcante para a época. Em 1314, aos 82 anos, Llull viajou novamente para o norte da África, onde foi apedrejado por uma multidão enfurecida de muçulmanos em Tunisia Os mercadores genoveses o levaram de volta a Maiorca, onde ele morreu sua casa em Palma, no ano seguinte. Embora a data tradicional de sua morte tenha sido 29 de junho de 1315, seus últimos documentos, datam de dezembro de 1315. Pesquisas recentes apontam para o primeiro trimestre de 1316 como a data mais provável da sua morte.
Em 1448 os seus restos mortais foram enterrados alí. Em 2018 a sua sepultura foi restaurada e descobriram que a mesma tinha as cores vermelha, dourada e verde. De acordo com os profissionais, as partes mais defeituosas do monumento foram melhoradas e assim conseguiram identificar os materiais usados na sua construção, como por exemplo, a “piedra de Santanyí”, uma pedra calcárea maleável utilizada em construções e que é originária de um povoado maiorquino. A sepultura de Llull está à esquerda, na Capela da Consolação, detrás do altar-mor.
Finalizando eu quero acrescentar que neste espaço está localizado o Colégio de Sant Francesc que foi fundado em 1952. Oferece desde a educação infantil até estudos superiores.
Esperamos que você tenha curtido este passeio através das fotos de Uli Fuchs. Estamos a cada dia melhorando todos os recursos para lhe oferecer o melhor de Mallorca. De todo coração!
Até o próximo Eliana’s Blog!
Abraços de Mallorca,
Eliana Pacifico
Guia Oficial de Turismo das Ilhas Baleares
Meu Facebook e meu Instagram.
Kommentar schreiben